A Congregação

A nossa congregação nasceu em 1830, em Ronse, na Bélgica, no contexto da Revolução Industrial. O contexto da sociedade de sua época era marcada pela insegurança, instabilidade, desemprego e do capitalismo selvagem cada vez mais crescente, que provocava o fantasma da miséria absoluta e da pobreza em suas formas mais cruéis.

Quando Glorieux, como jovem sacerdote, foi designado, em Ronse, para desempenhar sua função ministerial, deparou-se com um cenário de pobreza e miséria que o tocaram profundamente. Diante de tal realidade, decidiu imitar Cristo que viveu a sua vida terrestre fazendo o bem.

Preocupado com a sorte dos pobres, ele foi à procura de colaboradores que junto com ele, a partir de uma motivação evangélica, quisesse ajudar e aliviar o sofrimento das pessoas pobres e sofredoras por meio da prática de boas obras. Entretanto, seus primeiros colaboradores, ficaram apenas temporariamente.

Logo, sentiu que, se quisesse que sua obra desses frutos, seriam necessárias uma maior durabilidade do trabalho e a presença contínua dos colaboradores. Por isso, pediu ao seu bispo, Dom Van de Velde, da Diocese de Gent, para providenciar religiosos que viessem ajudá-lo. Uma vez que isto parecia impossível, Dom Van de Velde deu a liberdade a Glorieux de fundar, ele próprio, uma Congregação de Irmãos.

Com uma confiança sem limites em Deus, tomou Glorieux esta incumbência. Ele desejava uma congregação ativa cujos irmãos convivessem de perto com os pobres. Além dos três votos tradicionais, queria que os irmãos professassem um quarto voto, de dedicar incessantemente às boas obras e fazê-lo a partir do espírito de fé e de amor.

Em resposta aos apelos de Deus no seu tempo, Glorieux fundou a Congregação dos “Irmãos das Boas Obras” em 25 de novembro de 1830, nome este dado por Dom Van de Velde. Irmãos de Nossa Senhora de Lourdes passa a ser o nome oficial da Congregação anos mais tarde, em 1888, pelo fato da casa geral ter sido transferida de Ronse para Oostakker, ao lado da gruta de Nossa Senhora de Lourdes.